quinta-feira, 23 de maio de 2013

Nieto Senetiner Reserva Torrontés 2012


Depois de um longo e tenebroso inverno - quase um ano, vi agora - voltei! 

Confesso que a "obrigação" de escrever diariamente que às vezes a gente se impõe acabou me enjoando de fazer o blog. Passada a ressaca e, depois de namorar algum tempo a ideia, acabei por voltar!

E volto com um Torrontés que se mostrou um ótimo custo x benefício, comprado lá no Sam's Club: o Nieto Senetiner Reserva Torrontés 2012. Elaborado no Vale de Cafayatte, norte da Argentina (província de Salta), terroir ideal para a produção de brancos com esta uva.

É aquele vinho bom pro Happy Hour de meio de semana dos amantes de vinho branco, como eu: simples, correto e com grande tipicidade. Nada melhor do que algo assim, para retomar o blog de forma singela...não sou fã de retornos pomposos! ;)  

Vamos ao vinho, que me surpreendeu por ser um dos poucos exemplares que eu conheço cuja nota de degustação do contra-rótulo correspondeu de forma precisa à realidade:

Visual: Amarelo-palha bem clarinho, com reflexos verdes. Bem 2012.

Olfativo: Traz de cara uma boa intensidade, sem ser nem mediano nem excessivamente pungente, como muitos Torrontés por aí. Um floral com alguma exuberância, mas elegante. De forma secundária, notas de fruta branca (pêssego) e cítricas. Bem agradável, sem ser over.

Gustativo: Acidez correta, mas de intensidade moderada. Corpo leve, pero no mucho. Perfuma a boca com aquele mesmo floral do nariz. Tem persistência média, deixando a boca com o retro-olfato floral e um leve amargor final, que não chega a atrapalhar a prova.

Opinião: Como eu disse no início do post, é um bom custo x benefício para quem gosta de Torrontés. Traz basicamente aquilo que se espera de um varietal desta uva: aromas florais e pungentes, mas sem exageros. Tem o bônus de ser agradável na boca, ponto no qual muitos vinhos desta cepa acabam pecando, em minha opinião. Vale o que pesa.

Nieto Senetiner Reserva Torrontés 2012
Região: Vale de Cafayatte (Salta) - Argentina
Produtor:  Bodegas Nieto Senetiner
Importador: Casa Flora
Teor alcoólico: 13%
Casta(s): Torrontés
Preço: aprox. R$ 33,00 (Sam's Club Salvador)



Um comentário:

  1. Olá Alexandre
    Fico feliz que tenhas voltado a escrever no blog meu amigo! Gosto de ler seus textos e admiro seu bom gosto com os vinhos
    Um abraço e saúde!
    Tiago Bulla
    www.universodosvinhos.com

    ResponderExcluir