quinta-feira, 31 de maio de 2012

Rio Sol Winemaker Selection Touriga Nacional 2009



Tinto produzido no Vale do São Francisco, do lado pernambucano pela Rio Sol (ViniBrasil). Elaborado com a portuguesa Touriga Nacional, o vinho passa por esmagamento com desengace total dos frutos e fermentação em inox com temperaturas entre 28 e 30 graus. 

Passa por maceração durante 2 semanas com remontagem para extração de cor. Em seguida, fermentação maloláctica e estágio de 8 meses em barricas francesas de segundo uso.

Degustação:
Visual: Vermelho violáceo intenso, opaco, com lágrimas abundantes e cheias de cor.

Olfativo: Intenso. No nariz se evidenciam notas de frutas vermelhas, pimenta e o floral característico da Touriga Nacional. Algo de café ao fundo. 

Gustativo: Corpo médio, com acidez correta, álcool equilibrado. Taninos médios, mas com alguma qualidade, sem serem muito rascantes ou trazerem amargor. Tem certa maciez. Persistência em 7 segundos, confirmando o nariz e trazendo leve nota vegetal, típica dos tintos do VSF.

Opinião: O melhor tinto do Rio São Francisco que já provei até agora. Equilibrado na boca, aromas agradáveis, não traz aqueles taninos desagradáveis da maioria dos tintos do VSF. Se destaca também pelo álcool mais correto.

Rio Sol Winemaker Selection Touriga Nacional 2009
Região: Vale do São Francisco - Brasil
Produtor:
 ViniBrasil - Dão Sul
Importador: 
-
Teor alcoólico: 
13%
Casta(s): 
Touriga Nacional
Preço: aprox. R$ 35,00

2 comentários:

  1. Nunca experimentei nada da Rio Sol. Ouvi dizer que essa linha "winemaker" é a melhor deles (e talvez de todo VSF). Onde você comprou?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lucas,

      Então, não sei se é o melhor do VSF, sobretudo pq a Miolo lançou um top aí, de Syrah, que foi eleito o melhor nacional na expovinis.

      Mas até agora, foi sim o melhor que já provei de lá.

      Se você também mora em Salvador, é possível achar ele na Casa dos Vinhos, na Pituba.

      Excluir