quinta-feira, 22 de março de 2012

Corte Alla Flora Loggiato Vino Nobile de Montepulciano DOCG 2002


Este vinho foi uma das surpresas mais agradáveis que bebi este ano! Achei ele em uma liquidação da Ana Import e, como sempre acontece com vinhos desta idade, fiquei no dilema: "arriscar em um vinho que pode estar morto ou não?". O Jason, sommelier da casa, foi muito sincero ao dar seu parecer: "cada garrafa tem sua história. Existe um risco". 

Ainda assim, os 50 reais cobrados pela garrafa (contra aproximadamente 150 de preço original) aliado à possibilidade de comprar um belo vinho já evoluído, no bom sentido, me levaram a comprar.

O vinho é da DOCG de Vino Nobile de Montepulciano (não confundir com o Montepulciano d' Abruzzo), onde os vinhos são elaborados com uma parcela predominante de Prugnolo Gentile, nome dado à Sangiovese . Este exemplar leva 90% da casta autóctone, complementados com 10% das francesas Cabernet Sauvignon e Merlot. Passa por 18 meses em barricas e mais 10 em garrafa antes de ir para o mercado.

Degustação

Vermelho rubi intenso com fortes traços atijolados e halo de evolução.

Muito intenso. Fruta vermelha ainda muito exuberante. Especiarias bem nítidas também, lembrando tanto cravo quanto pimenta do reino. Folhas de chá. Abre notas de café e caramelo depois de uma hora.

Potente, macio, ainda com grande acidez. Álcool equilibrado. Taninos bem presentes, marcando a boca, mas de boa qualidade. Perfuma muito a boca e tem persistência bem longa, passando em muito dos 10 segundos, tanto no retro-olfato quanto na percepção dos taninos.

Um grande vinho! Evoluiu muito, muito bem. Já está desenvolvido, complexo, mas ao mesmo tempo ainda tem lenha para queimar, mesmo com 10 anos. Na dúvida, recomendo beber, mas acho que dá para guardar um par de anos. Acidez alta, taninos ainda pegando. Nariz intenso, gostoso na boca. 

Corte Alla Flora Loggiato Vino Nobile de Montepulciano DOCG 2002 
Região: Vino Nobile de Montepulciano DOCG - Itália 
Produtor: Corte Alla Flora
Importador: Ana Import
Teor alcoólico: 13,5%
Casta(s): 90% Prugnolo Gentile (Sangiovese) - 10% Cabernet Sauvignon e Merlot
Preço: cerca de R$ 150,00

Nenhum comentário:

Postar um comentário