quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Groth Sauvignon Blanc 2009



Este vinho foi trazido dos EUA por um amigo, o Alexandre Brault e provado em uma mini-degustação de Sauvignon Blanc. Trata-se de um curioso exemplar da Califórnia.

O vinho tem uma parcela mínima de Sémillon (3%) e 70% do mosto é fermentado durante duas semanas em barricas de carvalho usadas (4-8 anos de uso). O restante passa pela fermentação em tanques de inox. A parcela barricada do vinho passa por estágio sur lies nos barris durante 5 meses, o que confere cremosidade e complexidade aromática.

Degustação:
Visualmente o vinho parece jovem, de cor amarelo-palha clara e brilhante.

No nariz veio a surpresa. Quando bebemos não tínhamos lido a ficha técnica e por sermos acostumados a Sauvignon Blanc frescos e não barricados, fomos surpreendidos! Aromas que começam discretos, com média intensidade. Fruta branca, floral e uma baunilha bem perceptível.

Na boca tem corpo médio, com acidez redonda, moderada. Álcool um tanto potente, mas sem desequilíbrio. No retro-olfato, novamente fruta branca, lembrando pêssego, com baunilha e uma nota amanteigada. No final, aquele floralzinho. Persistência média (7-8 segundos). Muito macio.

Na lata eu percebi que esse vinho tinha sido fermentado em barricas e passado um tempo sobre as lias. Mas numa degustação cega, confesso que NUNCA adivinharia que se tratava de um Sauvignon Blanc, uma vez que não identifiquei nenhum dos descritores clássicos da casta.

Meus dois confrades concordaram comigo e até brincamos que se fosse para chutar uma casta, provavelmente diríamos que era um Viognier!

Mas é um vinho muito agradável e, justamente por se tratar de um Sauvignon Blanc, surpreendente! Não sei se chega ao Brasil por alguma importadora, mas se você se deparar com um, prove!


Groth Sauvignon Blanc 2009
Região: 
Oakville (Napa Valley - Califórnia) - EUA

Produtor: Groth Vineyards & Winery
Importador: -
Teor alcoólico: -
Casta(s): 97% Sauvignon Blanc - 3% Sémillon
Preço: US$ 15,00 - US$ 20,00

Nenhum comentário:

Postar um comentário