terça-feira, 16 de agosto de 2011

Yves Cuilleron Syrah Rosé "Sybel" 2008


Vin de Pays rosé trazido pela Ana Import. Comprei um tanto receoso pela idade. Este exemplar é produzido no norte do Rhône, na comuna de Chavanay, e é classificado como Vin de Pays des Collines Rhodaniennes.

Elaborado totalmente com a Syrah, submetida a leve maceração e sangria. A fermentação alcoólica e maloláctica ocorre em tanques de inox, e depois o vinho passa por estágio de 6 meses, parte em inox e outra em barricas.

Degustação:
Rosé alaranjado, límpido e brilhante, de média intensidade.

Média intensidade, com cítrico predominante, lembrando tangerina. Também tem algo leve de fruta branca. Depois de algum tempo, surge uma nuance de fruta vermelha, mais leve do que o comum. Pecou na persistência dos aromas, que perdem força depois de aberta a  garrafa.

Grande acidez, álcool quase imperceptível. Corpo levíssimo. Confirma a tangerina na boca. Fresco. Persistência curta (5s).

Totalmente diferente dos rosé que costumo beber, por isso é difícil emitir uma opinião mais técnica, isenta (em suma, tudo o que eu disse aqui é pura opinião pessoal). Não tem aquela exuberância em fruta vermelha, nem aquele resquício lácteo, comum nos rosés sul -americanos, nem aquela cor "quase tinto leve".

Achei a paleta aromática inusitada, e embora o vinho seja ligeiro, não penso nisso como defeito. Só penso que esta garrafa talvez já tenha visto melhores dias, embora a previsão de guarda do produtor seja de 3-4 anos. Tenho certeza de que um exemplar novo oferece  mais. 

Paguei cerca de 39 reais em uma promoção, e o preço normal dele é cerca de 68 reais. Neste caso, prefiro não opinar sobre se vale o preço original. 

Yves Cuilleron Syrah Rosé "Sybel" 2008
Região: Vin de Pays des Collines Rhodaniennes - França 
Produtor: Cave Yves Cuilleron
Importador: Ana Import
Teor alcoólico: 12%
Casta(s): Syrah
Preço: R$ 68,00

Nenhum comentário:

Postar um comentário