quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Sandeman Porto Ruby


Porto Ruby básico da Sandeman, um dos grandes produtores deste tipo de vinho. Foi aberto há cerca de duas semanas, e degustado em diversos momentos, sendo que as impressões variam de acordo com o tempo. Em linhas gerais, parte dos vinhos do Porto - e este é o caso - conseguem manter certo frescor por até um mês, se conservados na geladeira. Tenho tomado o cuidado de usar a bomba de vácuo sempre que bebo uma taça.

Degustação:
Vermelho violáceo intenso, límpido e brilhante. 

Intenso, bem intenso. Na primeira vez que abri, parecia um vinho não fortificado, tamanho o frescor dos aromas, que lembravam muito frutas vermelhas, ameixa. Também mostrou especiarias. Depois de duas semanas, os aromas evoluíram para uma fruta mais passada, como uvas passas, licor (uvas e cereja), e a especiaria se acentuou e definiu para pimenta do reino. Manteve a intensidade, aquela sensação de "nariz cheio".

Encorpado, untuoso, com boa acidez, dulçor acentuado mas sem se mostrar enjoativo. Sem sensação de taninos. Álcool no lugar (19,5%). Persistência longa (10+). Muito sedoso, daqueles que dá vontade de beber em goles grandes. O retro-olfato acompanhou a evolução do vinho.

Tenho pouca experiência com Porto em geral, mas creio que seja o melhor, ou um dos melhores portos Ruby básicos que já provei. Muito bom mesmo!

Sandeman Porto Ruby
Região: Vinho do Porto (Douro) - Portugal
Produtor: Sandeman
Importador: -
Teor alcoólico: 19,5%
Casta(s): -
Preço: aprox. R$ 95,00

Um comentário: