sexta-feira, 22 de abril de 2011

Tamaya Reserva Syrah 2007

 
Vinho produzido no norte do Chile, na região do Vale de Limarí, que produz alguns Syrah interessantes, como o da Tabalí. Não achei dados sobre a safra 2007, mas se a elaboração foi semelhante à de 2009, ele conta com uma parcela de 5% de Viognier, e passa por barricas durante 9 meses. 

Degustação:
Vermelho-rubi intenso, límpido e brilhante, com reflexos violáceos. Muitas lágrimas bastante rápidas, finas e abundantes, com cor forte.

Começa com média intensidade aromática, misto de fruta vermelha e escura, e floral. Notas tostadas também muito perceptíveis, que definem para café e defumado na taça. A especiaria tradicional da Syrah aqui aparece bem mais discreta do que em outros exemplares chilenos.

Na boca é potente, com muita concentração de fruta, álcool exageradamente perceptível (14,5%), atrapalhando a prova no início. Boa acidez, taninos bem presentes, mas macios, elegantes. Persistência longa (10 s). Retro-olfato de fruta vermelha e cafe, levemente atrapalhado pelo álcool.

É um vinho que se beneficiaria do uso de decanter, por pelo menos 30 minutos. (Gostei dele após mais de 1h aberto na garrafa) Infelizmente, como não aerei no utensílio, o vinho demorou muito a se mostrar. Também vale observar que deve melhorar com mais algum tempo. Possivelmente em 2 a 3 anos vai estar ótimo! 

Tamaya Reserva Syrah 2007
Região: Vale de Limarí - Chile
Produtor:
Viña Casa Tamaya
Importador: 
Del Maipo Comércio e Representações
Teor alcoólico:
13,5%
Casta(s):
Syrah
Preço:
aprox. R$ 50,00

2 comentários:

  1. Parabéns! Seu blog está excelente. Vou começar a frequentá-lo com frequência.

    Queria só fazer uma peruntinha: você já experimentou os vários rótulos da Concha y Toro? Sempre vejo Frontera, Trio, Sunrise etc. nos supermercados da vida, mas fico com "medo" de experimentar achando que, como quase não vejo falarem neles, eles estejam mais para "Reservado" que para "Casillero". Tem algo para falar de algum deles? Quem sabe você não faz isto em um post fururo...

    Abraço

    ResponderExcluir
  2. Em primeiro lugar, me perdoe a demora na resposta, Lucas!

    Concha y Toro é super tradicional, uma gigante do Chile, mas também produz vinhos de qualidade baixa/mediana.

    Frontera e Sunrise estão mais para o lado "reservado", da vida.

    Já os vinhos da linha Trio tem um perfil um pouco mais diferenciado, estando até um degrau acima do Casillero. Se você gosta de vinho no melhor estilo Novo Mundo, pode comprar sem medo!

    E dá uma procurada nos posts mais antigos, que eu já postei os 2 tintos da linha trio, assim como vários casilleros!

    Um abraço!

    ResponderExcluir