segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Moscatel de Setúbal Alambre 20 anos


Última postagem da longa e saudosa degustação do City Tasting ViniPortugal Salvador, fechando os trabalhos da noite foi servido este Moscatel de Setúbal, junto com um trio de torta de maçã, sorvete de creme e mousse de chocolate.

Evidentemente elaborado na Península de Setúbal, este vinho fortificado é um blend da tradicional José Maria da Fonseca, feito com vinhos cuja colheita mais nova tem 20 anos, e a mais antiga, 40,  segundo a ficha técnica. 

Como diz o nome, trata-se de um vinho onde predomina a Moscatel, com pelo menos 70%. Arinto, Malvásia e Boais completam o assemblage, que estagia em cascos usados.

O resultado é um vinho de cor já bem evoluída, ambar. No olfato mostra aromas intensos, lembrando frutas secas, açúcar mascavo, casca de laranja, doce de banana.

Na boca é dulcíssimo e muito untuoso, com acidez e álcool bem equilibrados, persistência muito, muito alta, passando dos 20 segundos, trazendo todas as impressões do nariz de volta ao retro-olfato, e agregando também aquela nota oxidativa comum aos vinhos fortificados.

Francamente, não consigo ver uma forma melhor de ter encerrado a noite. É um grande vinho, naquele estilo bem voluptuoso, sedutor até. Complexo no nariz, com muitas nuances, e com aquela untuosidade bem equilibrada por uma bela acidez, que convida ao próximo gole, e ao próximo, próximo. 

É só dar o primeiro gole, e boa viagem...

Moscatel de Setúbal Alambre 20 anos
Região: Moscatel de Setúbal DOC (Península de Setúbal) - Portugal
Produtor: José Maria da Fonseca
Importador: Aurora
Teor alcoólico: 17,5%
Casta(s): Min. de 70% Moscatel, e o restante de Arinto, Malvasia e Boais.
Preço: R$ 165,00

Um comentário:

  1. Vai mto bem com queijos azuis Gorgonzola e Roquefort. Este Moscatel é ótimo além de ter um aroma de casca de laranja inesquecível.

    Um abraço alemdovinho

    ResponderExcluir