Hoje eu termino - finalmente - a deliciosa sequência de postagens sobre os vinhos degustados no City Tasting ViniPortugal Salvador. Este foi o último tinto da noite, que acompanhou umas costeletas de cordeiro.
Desta vez foi a chance de provarmos um grande exemplar do Dão, elaborado na Quinta de Cabriz, pela gigande Dão Sul. É um corte das autóctones Touriga Nacional, Tinto Cão, Baga e Trincadeira em proporções não reveladas pelo produtor, que passa por 10 meses em barricas de carvalho francês.
O vinho é vermelho violáceo muito intenso, com lágrimas rápidas, finas e abundantes.
No nariz é muito intenso, com fruta em compota, lembrando ameixa; notas de torrefação, café e especiaria. Também tem algo leve que me lembrou couro, mas foi tão tênue que não tenho certeza.
Extremamente encorpado, com muito volume de boca, álcool e acidez altos, taninos muito presentes, mas de boa qualidade. Persistência de 15 segundos ou mais, e retro-olfato valorizando as notas de torrefação. Enfim, um daqueles vinhos que se equilibra nos superlativos, e provavelmente ainda tem muita estrada pela frente!
Nesta altura, depois de muita comida e 11 vinhos antes, a capacidade de análise já estava claramente embotada. Pelo que pesquisei, é considerado um grande vinho de Portugal. Como ele estava esplêndido com a comida, e eu não estava em condições de análises estritamente técnicas naquela altura do campeonato, me dou o direito de ser parcial e concordar!
Cabriz Four C 2006
Região: Dão DOC - PortugalProdutor: Quinta de Cabriz - Dão Sul
Importador: Winebrands
Teor alcoólico: 14,5%
Casta(s): Touriga Nacional - Tinto Cão - Trincadeira - Baga
Preço: R$ 368,00
Nenhum comentário:
Postar um comentário