quarta-feira, 21 de julho de 2010

Gran Lovara 2006

Este é o vinho top da Vinícola Lovara, empresa hoje pertencente ao Miolo Wine Group. 

Feito com uvas da Serra Gaúcha, consiste em um corte de Merlot (60%), Cabernet Sauvignon (25%) e Tannat (15%); combinação até comum em vinhos da região. Os cachos são selecionados manualmente em mesas de triagem antes do desengace, mantendo as bagas inteiras. 

Após isso, o vinho passa por maceração a frio durante 4 dias e é fermentado a temperatura controlada, com 4 a 6 pigeage* e 1 delestage**. Passa por maceração pós-fermentativa de 10a 15 dias, e malolática completa. Estagia por 12 meses em barricas de carvalho francês e americano.

O vinho é vermelho rubi muito intenso e brilhante, com reflexos violáceos. As lágrimas são rápidas, finas e abundantes, com alguma cor.

Aromas intensos no nariz, de fruta escura, algo de couro, e aromas prováveis do estágio em barricas, como defumado e café.

É encorpado, com boa acidez e álcool um pouco desequilibrado, esquentando a boca. Taninos rústicos, com adstringência média e amargor excessivo. Persistência em 9 segundos, com retro-olfato confirmando o nariz e trazendo aromas de baunilha.

Seria um ótimo vinho de inverno, para acompanhar comidas mais substanciosas e chega a ser interessante no nariz. Mas o desequilíbrio de álcool e o amargor em boca matam. Não chega a ser ruim, talvez simplesmente pelo vislumbre de que "poderia ter sido um belo vinho", mas infelizmente também não consegue chegar lá. 

Gran Lovara 2006
Região: Serra Gaúcha - Brasil
Produtor:
Miolo Wine Group - Vinícola Lovara
Importador:
-
Teor alcoólico:
13,5%
Casta(s):
60% Merlot - 25% Cabernet Sauvignon - 15% Tannat
Preço: aprox. R$ 40,00

Um comentário:

  1. Olá Alexandre!

    De fato não é um grande vinho nacional, sendo caro pelo que oferece.

    Baixando o preço para a casa dos R$ 30,00 ficaria mais interessante.
    Abraço.

    ResponderExcluir