Feito com uvas da Serra Gaúcha, consiste em um corte de Merlot (60%), Cabernet Sauvignon (25%) e Tannat (15%); combinação até comum em vinhos da região. Os cachos são selecionados manualmente em mesas de triagem antes do desengace, mantendo as bagas inteiras.
Após isso, o vinho passa por maceração a frio durante 4 dias e é fermentado a temperatura controlada, com 4 a 6 pigeage* e 1 delestage**. Passa por maceração pós-fermentativa de 10a 15 dias, e malolática completa. Estagia por 12 meses em barricas de carvalho francês e americano.
O vinho é vermelho rubi muito intenso e brilhante, com reflexos violáceos. As lágrimas são rápidas, finas e abundantes, com alguma cor.
Aromas intensos no nariz, de fruta escura, algo de couro, e aromas prováveis do estágio em barricas, como defumado e café.
É encorpado, com boa acidez e álcool um pouco desequilibrado, esquentando a boca. Taninos rústicos, com adstringência média e amargor excessivo. Persistência em 9 segundos, com retro-olfato confirmando o nariz e trazendo aromas de baunilha.
Seria um ótimo vinho de inverno, para acompanhar comidas mais substanciosas e chega a ser interessante no nariz. Mas o desequilíbrio de álcool e o amargor em boca matam. Não chega a ser ruim, talvez simplesmente pelo vislumbre de que "poderia ter sido um belo vinho", mas infelizmente também não consegue chegar lá.
Região: Serra Gaúcha - Brasil
Produtor: Miolo Wine Group - Vinícola Lovara
Importador: -
Teor alcoólico: 13,5%
Casta(s): 60% Merlot - 25% Cabernet Sauvignon - 15% Tannat
Preço: aprox. R$ 40,00Produtor: Miolo Wine Group - Vinícola Lovara
Importador: -
Teor alcoólico: 13,5%
Casta(s): 60% Merlot - 25% Cabernet Sauvignon - 15% Tannat
Olá Alexandre!
ResponderExcluirDe fato não é um grande vinho nacional, sendo caro pelo que oferece.
Baixando o preço para a casa dos R$ 30,00 ficaria mais interessante.
Abraço.