sexta-feira, 30 de julho de 2010

Casillero del Diablo Merlot 2008


Mais uma postagem sobre um vinho do "coisa ruim". Sim, eu estou falando do Casillero Del Diablo, marca da chilena Concha y Toro que é um ícone no mundo do vinho, gostem ou não.

Os vinhos da linha Casillero del Diablo se destacam pela boa relação custo x benefício, com produtos de boa qualidade ideais tanto para quem está iniciando no mundo do vinho quanto para quem não quer gastar muito. Os Casilleros tintos se caracterizam pelo seu sotaque sul-americano, com muita fruta e traços bem evidentes de estágio em barricas no nariz.

Além disso, acho os vinhos desta linha bem "didáticos" para quem quer aprender a distinguir traços característicos de cada uva.

E depois do Chardonnay e do Sauvignon Blanc, pela primeira vez posto aqui um Casillero tinto, o Merlot. Uma parcela de 60% do vinho passa por barricas de carvalho americano durante 8 meses. Infelizmente não tenho mais dados sobre a vinificação, pois o PC da LAN House não abre arquivos PDF. Fico devendo essa!

Sua cor é vermelho rubi intenso e brilhante, com reflexos violáceos bem presentes. As lágrimas são rápidas, finas e abundantes, também violáceas.

No nariz tem intensidade média/alta, com muita fruta (geléia de cereja negra, ameixa em calda), café, bala toffee e defumado leve(madeira queimada).

Tem corpo médio, com boa acidez, álcool sobressaindo um tanto, como é característicos nestes vinhos. Os taninos são presentes, mas bem macios. A persistência é média (7-8 segundos), com retro-olfato confirmando, e ressaltando os aromas tostados.
É um vinho previsível, típico monovarietal chileno. Mas é gostoso, e certamente uma das melhores opções disponíveis no Brasil a este preço. Bebo frequentemente estes Casillero, e sempre recomendo.
 
Casillero del Diablo Merlot 2008
Região: Vale de Rapel - Chile
Produtor: Viña Concha y Toro
Importador: VCT Brasil (Concha y Toro)
Teor alcoólico: 13,5%
Casta(s): Merlot
Preço: R$ 28,00

Um comentário:

  1. Estou bebendo um safra 2009 nesse momento.

    Percebi o forte gosto do carvalho, o cheiro de balinha de café e o sobressalto do alcool.

    Visualmente é marcante o vermelho rubi e as lágrimas finas e rápidas.

    ResponderExcluir