sexta-feira, 18 de junho de 2010

Trio Cabernet Sauvignon/Shiraz/Cabernet Franc 2007

Este corte da Concha y Toro se destaca pela relação custo benefício, sobretudo para quem gosta de vinhos jovens e potentes, com muita fruta. Assinado pelo enólogo Ignácio Recabarren, este Trio já recebeu 90 ponto da Wine Advocate, pelas safras 2007 e 2008. (Pontuações estas que são frequentemente atribuídas ao Robert Parker em pessoa, simplesmente por se tratar de sua revista)

Este é um assemblage de 70% de Cabernet Sauvignon, 15% de Syrah e 15% de Cabernet Franc, sendo que todas as parcelas são do Vale do Maipo. O vinho estagia por 11 meses em barricas de carvalho francês.

O vinho é vermelho rubi intenso, com reflexos violáceos. As lágrimas são rápidas, finas e abundantes, ainda vermelhas.

No nariz é intenso, com aromas a fruta vermelha (lembra cereja e cassis), tostado, baunilha e especiarias (cravo e pimenta do reino).

Na boca é macio, encorpado, com acidez correta, álcool muito perceptível, taninos bem presentes, mas finos. A persistência é longa (mais de 10 segundos), e o retro-olfato confirma o nariz, com muita fruta.

É produzido bem no estilo do novo mundo, com fruta super extraída e muita madeira. Pode parecer enjoativo para quem não gosta do estilo, mas inegavelmente é muito bem elaborado para o que se propõe, e pelo preço acho que vale a pena beber.

Da linha Trio, também postei sobre o Trio Merlot/Carménère/Cabernet Sauvignon 2007, leia aqui.

Trio Cabernet Sauvignon/Shiraz/Cabernet Franc 2007
Região: Vale do Maipo - Chile
Produtor: Viña Concha y Toro
Importador: VCT Brasil (Concha y Toro)
Teor alcoólico: 14%
Casta(s): 70% Cabernet Sauvignon - 15% Syrah - 15% Cabernet Franc
Preço: R$ 44,78

Nenhum comentário:

Postar um comentário