domingo, 20 de junho de 2010

H. Stagnari Tannat Viejo 2006

Bebido anteontem de noite, este Tannat é o vinho para quem gosta de potência: Vinhos álcoolicos, tânicos, ácidos e intensos.

Tem cor vermelho rubi muito intensa, com reflexos violáceos e lágrimas rápidas, finas e abundantes, ainda muito vermelhas.

No nariz é bem intenso, com fruta tanto vermelha quanto escura (mas não consegui definir nenhuma específica, além de ameixa), aromas da madeira bem definidos, como chocolate e café, e também algo lembrando menta ou eucalipto.

Na boca é que surgem os superlativos. Potente, muito encorpado, com acidez marcante, bastante alcoólico (mas relativamente bem integrado), e taninos muito presentes, mas de boa qualidade. Persistência longa (mais de 10 segundos), com retro-olfato trazendo muita fruta, e algum aroma que me lembrou algo floral.

É um belo vinho, muito estruturado. Mas quem quiser provar deve estar preparado para algo não tão...amigável. Tem um quê de rusticidade, e seu caráter de álcool, acidez e taninos superlativos me faz crer que ele suporta mais guarda, e vai até amaciar e aparar estas arestas.

Mas confesso que gosto dele assim, mais rústico. Deu vontade de ver como ele iria com um corte de churrasco gorduroso, como uma costela. Acho que faria bem para dar uma domada no vinho, uma vez que ele puro é bem pesado. Recomendo!


H. Stagnari Tannat Viejo 2006
Região:
Salto - Uruguai
Produtor: H. Stagnari
Importador:
-
Teor alcoólico:
14%
Casta(s):
Tannat
Preço: R$ 52,90

2 comentários:

  1. Premium wines and fine wine merchants providing good red wine, argentinian, chilean, Australian, french, chilean wine

    ResponderExcluir
  2. Belo vinho...meu Tannat preferido...mas não achei ele tão indomável assim....talvez seja a safra....tenho bebido a 2007..mas um belo vinho !!

    ResponderExcluir