Este é um exemplo de vinho branco espanhol simples e acessível, mas muito agradável. Bom para situações cotidianas, como o almoço do domingo, jogar conversa fora no happy hour de quinta feira, para beber na praia, ou abrir os trabalhos em um jantar.
Oriundo da D.O. La Mancha, este Artero é elaborado com 100% de Macabeo(também conhecida como Viura), uma das castas brancas autorizadas na região, além da autóctone Airén e das francesas Sauvignon Blanc e Chardonnay. E caso ainda não tenham notado, esta Macabeo é a mesma utilizada na elaboração dos Cavas, belos espumantes da região do Penedès.
O vinho é amarelo palha claro, com reflexos verdes e lágrimas rápidas, finas e abundantes.
No nariz, começa com baixa intensidade crescendo em taça até chegar em um médio/baixo. O aroma é predominantemente frutado, com pêssegos e maçã verde. Também é perceptível discreto aroma floral.
Ao provar é macio, com boa acidez, álcool bem equilibrado, corpo leve, persistência curta (máx. 6 segundos) e retro-olfato apenas confirmando as impressões olfativas. Não apresenta nenhum amargor.
É um vinho bem básico, e que deve ser muito barato na Espanha. Mas não faz feio no dia-a-dia, sendo fácil de beber. Apesar de ter apresentado bom frescor e estado de conservação, gostaria de provar uma safra mais nova, pois tenho certeza de que teria se saído ainda melhor.
Artero Macabeo 2008
Região: D.O. La Mancha - Espanha
Produtor: Bodegas Muñoz
Importador: Decanter
Teor alcoólico: 12,5%
Casta(s): Macabeo
Preço: R$ 34,20
Nenhum comentário:
Postar um comentário