segunda-feira, 21 de junho de 2010

Artero Macabeo 2008

Este é um exemplo de vinho branco espanhol simples e acessível, mas muito agradável. Bom para situações cotidianas, como o almoço do domingo, jogar conversa fora no happy hour de quinta feira, para beber na praia, ou abrir os trabalhos em um jantar.

Oriundo da D.O. La Mancha, este Artero é elaborado com 100% de Macabeo(também conhecida como Viura), uma das castas brancas autorizadas na região, além da autóctone Airén e das francesas Sauvignon Blanc e Chardonnay. E caso ainda não tenham notado, esta Macabeo é a mesma utilizada na elaboração dos Cavas, belos espumantes da região do Penedès.

O vinho é amarelo palha claro, com reflexos verdes e lágrimas rápidas, finas e abundantes.

No nariz, começa com baixa intensidade crescendo em taça até chegar em um médio/baixo. O aroma é predominantemente frutado, com pêssegos e maçã verde. Também é perceptível discreto aroma floral.

Ao provar é macio, com boa acidez, álcool bem equilibrado, corpo leve, persistência curta (máx. 6 segundos) e retro-olfato apenas confirmando as impressões olfativas. Não apresenta nenhum amargor.

É um vinho bem básico, e que deve ser muito barato na Espanha. Mas não faz feio no dia-a-dia, sendo fácil de beber. Apesar de ter apresentado bom frescor e estado de conservação, gostaria de provar uma safra mais nova, pois tenho certeza de que teria se saído ainda melhor.

Artero Macabeo 2008
Região:
D.O. La Mancha - Espanha
Produtor:
Bodegas Muñoz
Importador:
Decanter
Teor alcoólico:
12,5%
Casta(s):
Macabeo
Preço:
R$ 34,20

Nenhum comentário:

Postar um comentário