sábado, 19 de junho de 2010

Bourgogne Chardonnay Mommessin La Clé Saint Pierre 2007

Comprei este vinho há algum tempo em uma promoção na Ana Import (importadora dele), e decidi abrir ontem aqui em casa. O vinho é produzido pela Mommessin, que além de fazer vinhos na Borgonha, também elabora fermentados em Beaujolais (que na verdade oficialmente também é Borgonha) e no Rhône.

O vinho é amarelo-palha já com muita intensidade, evoluíndo para ouro, límpido e brilhante. As lágrimas são rápidas, finas e abundantes.

No nariz tem média intensidade, mas é muito elegante, com fruta lembrando pêssego e abacaxi, além de alguma coisa cítrica. São perceptíveis também aromas tostados muito bem integrados ao conjunto, além de baunilha e algo amanteigado. Tive a impressão de sentir uma leve mineralidade, mas não é algo conclusivo.

É macio na boca, com corpo médio e boa acidez; álcool refrescante, mas equilibrado; nenhum amargor; persistência grande, passando dos 10 segundos; e retro-olfato confirmando a baunilha, a fruta, e trazendo notas de mel no final.

Confesso que não tenho muito parâmetro para avaliar o vinho, uma vez que minha quilometragem com brancos da Borgonha é quase nula. Mas me pareceu muito bem feito. Boa estrutura aliada à elegância e uma persistência grande. Preciso conhecer outros de lá, da mesma faixa de preço.

Bourgogne Chardonnay Mommessin La Clé Saint Pierre 2007
Região: AOC Bourgogne (Borgonha) - França
Produtor: Mommessin
Importador: Ana Import
Teor alcoólico: 12,5%
Casta(s): Chardonnay
Preço: R$ 109,00

Um comentário:

  1. Olá!
    Comprei agora esse Chardonnay Momessin na mesma Ana Import, que agora está liquidando tudo. Vou experimentá-lo ainda hoje, domingo aqui em Salvador.
    Obrigado pela análise,
    Adelmo R. Jesus

    ResponderExcluir