terça-feira, 25 de maio de 2010

Ventisquero Queulat Syrah 2006

Tenho uma certa história com este gran reserva da Ventisquero, que foi talvez o primeiro vinho "inesquecível" da minha vida, há uns 2 anos e meio. Sim, minha história com vinhos é recente, nada daquela coisa de "vovô molhava minha chupeta com vinho quando eu tinha 3 anos e foi aí que tudo começou".

A primeira vez que o provei, foi da safra 2005, num jantar com a minha família no Barbacoa. Em seguida tive a oportuniade de beber o 2004. De lá pra cá, bebi novamente a safra 2005 em algumas ocasiões. Este 2006 eu achei no começo do ano numa ponta da Vinhos do Mundo, em encomenda conjunta com meus amigos enófilos Ade e Adilson, aqui de Salvador.

O Ventisquero Queulat Syrah 2006 é elaborado com uvas do Vale do Maipo, e estagiou por 14 meses em barricas de carvalho francês e mais 6 meses em garrafa.

Ao olhar, se mostrou um vinho de cor vermelho rubi intensa, ainda com reflexos violáceos.

Os aromas também mostraram boa intensidade, com aquela especiaria típica da Syrah - muita pimenta do reino, e talvez alguma coisa de cravo - saltando em primeiro plano. Também é perceptível aroma de geléia de frutas vermelhas e algo que lembrou baunilha, e mais algum aroma empireumático, que não consegui distinguir.

Na boca mostrou bom corpo, acidez correta e álcool sobressaindo (14,5%). Taninos finos, mas muito presentes, textura macia, persistência entre 8-9 segundos e retro-olfato confirmando o nariz, mas com mais aromas tostados do que seria agradável.

Enfim, ainda mantenho o meu respeito e minha "história afetiva" com este vinho. Para a época que o bebi pela primeira vez, não me admira que eu tenha achado um grande vinho, e na verdade, ainda o acho muito bom até hoje, sobretudo pelo preço atual (R$ 54,90). Mas já sem o fascínio que ele exerceu há 2 anos e meio...

Talvez a safra 2006 não esteja tão boa. Ou talvez ele precise de mais um ou dois anos de adega. Ou talvez simplesmente eu esteja mais exigente do que eu era quando bebi este Syrah pela primeira vez...independente do que seja, ainda recomendo este vinho!

Ventisquero Queulat Syrah 2006
Região: Vale do Maipo - Chile
Produtor: Viña Ventisquero
Importador: Cantu
Teor alcoólico: 14,5%
Casta(s): Syrah
Preço: R$ 54,90


2 comentários:

  1. Ei, este é muito bom, mas tu precisas experimentar o Bonarda e, principalmente o espumante desta vinícola, são excelentes.

    Passa, se quiser no meu blog www.alemdovinho.wordpress.com

    Um abraço

    ResponderExcluir
  2. Este comentário devia estar no post aí de cima, acho que bebi demais (rsrsrs)

    ResponderExcluir