quinta-feira, 27 de maio de 2010

Terranoble Vineyard Selection Sauvignon Blanc 2009

Este Sauvignon Blanc é proveninente do Vale do Maipo, a maior e mais antiga região produtora de vinhos do Chile, embora atualmente ofuscada por localidades mais conhecidas e aclamadas, como os Vales do Maipo, Casablanca e Colchágua.

Bebido para abrir os trabalhos do jantar no último sábado (22/05), este vinho mostrou cor amarelo palha bem clara, com reflexos verdes, anunciando o que seria um vinho com muito frescor.

No nariz tem intensidade média, com aromas predominantemente cítricos. Simples, direto. Me surpreendeu positivamente - no sentido da novidade - não encontrar o maracujá que marca os SB chilenos.

Ao provar mostra alguma sensação de dulçor, álcool equilibrado e acidez boa, embora moderada se comparada a outros SB chilenos que conheço. (O que provavelmente se deve ao fato de a maioria vir do Vale de Casablanca, uma região fria) O corpo é leve, e a persistência fica entre 6-7 segundos, com retro-olfato confirmando a simplicidade do nariz. Não apresenta nenhum amargor.

Achei o vinho interessante por se diferenciar um pouco do "padrão Sauvignon Blanc chileno", com o nariz exuberante, exalando maracujá, e a acidez altíssima. Este se mostrou mais discreto, e nem por isso menos saboroso. Foi bebido em restaurante, mas pelas minhas pesquisas, custa cerca de 35 reais para o consumidor final na importadora. Acho um preço bem justo.

Terranoble Vineyard Selection Sauvignon Blanc 2009
Região: Vale do Maule - Chile
Produtor: Terranoble
Importador:
Decanter
Teor alcoólico:
13,5%

Casta(s): Sauvignon Blanc
Preço:
R$ 35,00

Nenhum comentário:

Postar um comentário