quarta-feira, 5 de maio de 2010

Salton Volpi Pinot Noir 2009


Este vinho eu tinha curiosidade de experimentar desde que ouvi o Arthur Azevedo, presidente da ABS-SP, dizer que era o melhor - ou um dos melhores, não lembro ao certo - Pinot Noir brasileiros. O problema é que nunca consegui encontrar este Pinot aqui em Salvador, até que a Ana Import começou a trazer a safra 2009, e eu finalmente consegui prová-lo na semana passada.

Seguindo a tendência atual de produção de vinhos no Rio Grande do Sul, este Pinot Noir da Salton é elaborado com uvas provenientes da região da Campanha Gaúcha, no município de Bagé. Segundo o site da vinícola, permanece por 12 meses em barricas novas de carvalho francês.

O Volpi Pinot Noir tem cor vermelho violácea bem transparente, límpida e brilhante. Ao agitar, forma lágrimas rápidas, finas e abundantes.

A intensidade olfativa começou baixa, melhorando um pouco com a garrafa aberta e o vinho em taça, mas ainda assim se mostrando discreta (no máximo um média/baixa). Os aromas predominantes são a fruta vermelha, sendo que também foi possível sentir notas do estágio em carvalho (lembrou café), uma ponta vegetal e um aroma que me lembrou algo láctico.

Na boca é seco, com acidez bem viva como era de se esperar, e uma ponta de álcool sobrando. Os taninos são quase imperceptíveis no que diz respeito à adstringência, mas há um pouco de amargor. A persistência é média (7 segundos) e o retro-olfato confirma a fruta vermelha e a nota vegetal.

No geral é um vinho razoável. Certamente mais palatável do que muitos Pinot Noir chilenos e argentinos que se compra ao preço que ele custou (cerca de 33 reais). Em termos de Pinot Noir brasileiro eu tenho pouco parâmetro, na verdade só o Fortaleza do Seival da Miolo, também produzido na Campanha Gaúcha.

A comparação parece inevitável, mas prefiro não fazê-la até degustar os dois em uma mesma ocasião. Posto aqui quando acontecer!

Salton Volpi Pinot Noir 2009
Região: Campanha Gaúcha (Bagé) - Brasil
Produtor: Vinícola Salton
Importador: -
Teor alcoólico: 13,7%
Casta(s): Pinot Noir
Preço: aprox. R$ 33,00

4 comentários:

  1. Fala Meu Amigo,

    Eu também não conheço muito os Pinots brasileiros. Tomei um Pinot Argentino estes dias (em breve lá no Enoleigos) que achei muito bom. É da Bodega Septima, se chama Septima Noche Pinot Noir. Um vinho de produção limitada (apenas 4000 garrafas por safra). Vou ver se acho o Pinot da Salton por aqui.

    Abraços!
    Gustavo
    http://enoleigos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Muito bem feito o blog. Parabéns.
    Onde posso encontrar esse aqui em Salvador?
    Abs

    ResponderExcluir
  3. Olá!

    Olha só, ele andava meio "fora de mercado" por aqui.

    Mas chegou a safra 2009 dele, que está à venda na Ana Import do Shopping Iguatemi, pelo valor aproximado que citei acima!

    Já que gostou do blog e aprendeu o caminho, volte sempre, e se quiser, me siga!

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  4. Alexandre...o melhor Pinot Brazuca que provei até agora foi disparado O Dal Pizzol 2011..esta muito gostoso !! Experimente,vale a pena !!

    ResponderExcluir