sexta-feira, 28 de maio de 2010

Don Román Tinto 2007

Este tinto espanhol da Rioja é provavelmente o vinho de entrada da Unión de Viticultores Riojanos, produtor responsável pelo Marqués de Tomares, também já postado aqui no blog.

Trata-se de um corte de 90% Tempranillo e 10% Graciano, do qual 55% do mosto passa pelo processo de maceração carbônica. O vinho estagia por apenas 3 meses em barricas de carvalho americano, e mais 9 em garrafa antes de ir para o mercado. Segundo a legislação espanhola, o vinho pode ser considerado um varietal de Tempranillo.

Ao analisar visualmente achei estranho, pois o vinho apresenta coloração vermelho rubi intensa, já com reflexos granada, a despeito de ter apenas 3 anos. (Na verdade, 2 de lançado ao mercado). As lágrimas são rápidas, finas e abundantes.

No nariz é intenso, com aroma a frutas vermelhas em compota, couro, algum aroma empireumático que não consegui distinguir no momento e uma ponta perfumada bem leve, lembrando flor, mas que também deixou dúvida.

É um vinho seco, com acidez marcante e álcool sobrando um pouco. Taninos marcando muito a boca, mas sem apresentar amargor, o que confere uma certa rusticidade, mas como aspecto positivo. Corpo médio, com persistência retro-olfativa de cerca de 8 segundos, sendo que a persistência dos taninos na boca continua depois disso, passando dos 10. O retro-olfato amplia o aroma tostado.


Confesso que achei este vinho mais interessante que o seu irmão maior, o Marqués de Tomares. Mas já prometi a um amigo entusiasta deste vinho uma segunda chance a ele, então creio que será uma boa oportunidade para degustar tanto o Marqués quanto o Don Román juntos.


Don Román 2007
Região:
D.O. Rioja - Espanha
Produtor: Unión de Viticultores Riojanos
Importador: Casa Flora
Teor alcoólico:
13%
Casta(s):
90% Tempranillo - 10% Graciano
Preço:
aprox. R$ 35,00
Site da vinícola: http://www.marquesdetomares.com

Um comentário: