quinta-feira, 11 de março de 2010

Trio Merlot /Carménère/Cabernet Sauvignon 2007


O segundo vinho da noite foi uma experiência bem interessante. Já havia provado, mas há anos, e na época não ligava muito pra degustação técnica.

O corte de Merlot/Carménère/Cabernet Sauvignon da linha Trio, da gigante Concha y Toro, é elaborado com uvas provenientes de três regiões diferentes do Chile: A predominante Merlot, com 70% do blend, vem do norte, no Vale de Casablanca. A Carménère e a Cabernet Sauvignon têm parcelas iguais, de 15%, vindos da região central, dos vales do Rapel e Maipo, respectivamente. Todos os vinhos têm estágio de 11 meses em barricas de carvalho francês.

Mas é claro, ao provar o vinho, não sabia nada disso. Mais uma vez, foi às cegas. Só que desta vez, talvez por ser um blend, não tive pista nenhuma pra brincar de adivinhar a casta.

Visualmente, é um vinho de coloração violácea, intensa e profunda, mas bem opaco mesmo, com lágrimas rápidas, finas e abundantes, também com muita cor.

No nariz, bastante intenso, com muita fruta escura, tanto madura quanto em calda (ameixa), e também aromas tostados, como café.

Ao provar, o vinho se mostrou encorpado, com taninos finos porém bem presentes, acidez correta e álcool integrado, num conjunto que conferiu muita maciez na boca. Maciez essa potencializada por uma boa persistência (8s) e um retro-olfato agradável, que além de confirmar o nariz, me passou uma sensação de pimenta do reino (mas posso estar viajando).

Um vinho bem bacana, facílimo de beber. Talvez seja criticado pelos fãs de complexidade, vinhos evoluídos, de fruta menos bombada, menos extraídos, etc. Mas para o que ele se propõe é um vinho muito bom sim. E certamente uma ótima porta de entrada para este mundo: se você quiser fazer alguém gostar de vinho, é uma pedida ideal!

Trio Merlot/Carménère/Cabernet Sauvignon 2007
Região: Vale de Casablanca/Vale do Rapel/Vale do Maipo - Chile
Produtor: Viña Concha y Toro
Importador: VCT Brasil (Concha y Toro)
Teor alcoólico: 14%
Casta(s): 70% Merlot - 15% Carménère - 15% Cabernet Sauvignon
Preço: R$ 44,78

5 comentários:

  1. Ahh esse é pra mim... nunca fui fã de vinho =D

    ResponderExcluir
  2. Bem interessante sua nota. Não conheço essa linha da Concha y Toro, irei experimentar.

    ResponderExcluir
  3. Acho que a partir do segundo vinho, a tendência é sempre melhorar, não?? Hehe brincadeira! :)

    ResponderExcluir
  4. Este vinho é realmente bem honesto, pena que no Brasil seja tão caro. (Em Rivera custa U$ 9,00 pouco mais de R$15).
    Parabéns pela avaliação.

    ResponderExcluir
  5. Obrigado duca!

    Realmente, comparando com o preço dos vinhos nos nossos vizinhos, é fácil até ficar revoltado. É uma pena, pois desestimula o consumo do vinho.

    Continue acompanhando e contribuindo para o blog!

    Um abraço!

    ResponderExcluir