quarta-feira, 10 de março de 2010

Salton Volpi Gewurztraminer 2009


Para inaugurar este espaço, onde pretendo colocar as minhas impressões sobre o que ando bebendo e trocar referências com outros aficcionados em vinhos, nada mais adequado do que escolher uma garrafa que é prata da casa.

Sendo assim, decidi abrir hoje este Gewurztraminer da Salton, um dos únicos da linha Volpi que ainda não havia provado. A garrafa foi comprada em uma lojinha obscura - que bem podia ser um cemitério de vinhos, vendendo Beaujolais Village 2002 - aqui em Salvador.

No exame visual, é um vinho amarelo palha de média intensidade de cor, límpido e brilhante, com algumas lágrimas finas e rápidas.

No nariz o vinho tem intensidade média para alta e é muito aromático, como é típico da casta. Logo de cara aparece a tal da lichia, velha conhecida do Gewurz. Depois de algum tempo aberto, apareceu algum aroma floral, lembrando rosas, e algo que me remeteu a doce em compota, como marmelada.

Na boca mostra corpo médio, com acidez correta, mas álcool sobrando um pouco e um pequeno amargor final. Média persistência (5-6 segundos), com retro-olfato confirmando o nariz, enfatizando os aromas florais. Como é comum com estas castas aromáticas, deixa aquela sensação perfumada na boca.

O que achei do vinho? Bem, para as 21 pratas que ele custou, é uma ótima opção. Dificilmente se encontrará algum vinho branco assim por este preço. Nariz muito interessante, mas na boca, o excesso de álcool e a ponta de amargor incomodaram um pouquinho...mas pelo que eu paguei, não tenho nem coragem de reclamar. Tá aprovado!

PS 1: Hoje foi a primeira vez que consegui definir o tal aroma de rosas no Gewurztraminer!
PS 2: Como diabos se coloca trema no teclado? Acho que foi a primeira vez que precisei usar.


Salton Volpi Gewurztraminer 2009
Região: Serra Gaúcha (Bento Gonçalves)/Campanha Gaúcha (Bagé) - Brasil
Produtor: Vinícola Salton
Importador: -
Teor alcoólico: 13%
Casta(s): Gewurztraminer
Preço: R$ 21,00



5 comentários:

  1. Gosto das uvas provenientes dessa terra de palavras estranhas e fonética peculiar.
    Quero experimentar! :)

    ResponderExcluir
  2. Shift + 6 bota trema ü

    hehehe um semestre lá no goethe serviu pelo menos pra isso rsrsrs

    ResponderExcluir
  3. adorei a idéia do blog, vou consultar sempre. Já deu vontade de experimentar este Gewürztraminer.
    Valeu, Alê!

    ResponderExcluir
  4. Prezado Alexandre, fiquei curioso em experimentar tal vinho. Mas como quase tudo da Salton que bebi não me agradou, fora o Salton Desejo que é um Senhor vinho, acho caro e fico pensando que esse R$ 21,00 para o nível dos vinhos dessa vinícola, seja demais.
    Tentarei arriscar quando encontrar uma garrafa.

    Abraço

    Ade

    ResponderExcluir
  5. Ale, te faço uma sugestão: Compara, se possível, esse Salton com o Salton Flowers, que custa metade do preço. E me diz se vale à pena pagar mas caro pelo Gewürztraminer. Eu ainda não provei o Gewürztraminer, apesar dele aparecer em abundância nas prateleiras aqui do Sul; o Flowers achei doce demais. Mas é só uma percepção de uma amadora.

    ResponderExcluir