quinta-feira, 11 de setembro de 2014

Giuseppe Garibaldi Brut e as maravilhas do charmat longo!



Quinta feira, dia de beber um bom espumante, sem compromissos, certo....?

É nesses dias que a gente pode ter uma boa surpresa! Comprei este Giuseppe Garibaldi, de rótulo todo espetaculoso, da Vinícola Garibaldi, por uns 30 mangos (acho que 27), para abrir hoje mesmo.

É um brut feito com 85% de chardonnay e 15% de pinot noir, através do método charmat longo....peraí...charmat longo? Sim, uma forma marota de deixar o vinho repousar alguns meses sur lies nos tanques de inox após a segunda fermentação, para ganhar uma complexidade maior sem precisar passar pelo custo de um champenoise.


Trapaça?? De jeito algum! 

É uma forma maravilhosa de conseguir um resultado diferenciado com um ótimo custo x benefício, em minha opinião.

Veja o que achei deste rótulo:


Visual: Amarelo-palha clarinho, com bolhas mais finas e abundantes do que a média dos charmat que vemos por aí (a maioria charmat curto).

Olfativo: Média intensidade aromática. Frutas brancas se mesclam àquelas notas amanteigadas (pipoca do cinema, pão com manteiga) e tostadas, evidenciando uma complexidade um pouco maior.

Gustativo: Corpo médio, bem mais estruturado que os espumantes mais simples do Brasil. Espuma mostra cremosidade razoável. Seco, mas nota-se uma pontinha de açúcar residual bem leve, que ajuda a amaciar o conjunto. Acidez viva, álcool no lugar. Persistência média, com o retro-olfato transitando bem entre fruta e aromas mais complexos. Leve amargor no final, mas que acho que compõe mais o conjunto do que constitui defeito.

Opinião: Fazia tempo que eu não via um espumante apresentar características tão diferenciadas (corpo/estrutura, complexidade aromática, equilíbrio) a um preço competitivo como este. Abençoado seja o charmat longo, e se encontrar com ele, compre logo uma caixa para o dia a dia!

Giuseppe Garibaldi Brut 
Região: Garibaldi (Serra Gaúcha) - Brasil
Produtor: Cooperativa Vinícola Garibaldi
Importador: -
Teor alcoólico: 13%
Casta(s): 85% Chardonnay - 15% Pinot Noir
Preço: Em média R$ 25 - R$ 30

Um comentário:

  1. Alexandre você tem total razão, o sur lie feito em tanque ajuda a reduzir o custo do produto, pois não temos o custo de toda estrutura de adega e profissional qualificado para executar esse processo, porém traz uma complexidade maior para o espumante mais simples, a Alemanha produz muitos espumantes no método transfer que é uma variação do método tradicional. Grata surpresa!! E é isso que encanta no mundo do vinho. Preço justo x prazer.

    ResponderExcluir