sexta-feira, 1 de junho de 2012

#CBE Kasaura Montepulciano d'Abruzzo DOC 2009



Vinho degustado pela Confraria Brasileira de Enoblogs este mês, com a proposta "Montepulciano d'Abruzzo de qualquer faixa de preço", sugerida pelo confrade Cristiano Orlandi, do blog Vivendo Vinhos. Para mim, salvo uma ou outra exceção o Montepulciano d' Abruzzo sempre foi um vinho com perfil mais leve e despretensioso, de aromas bem frutados. Então já fui esperando isso.

Minha escolha foi um tanto aleatória devido à falta de tempo para procurar. Peguei um exemplar de supermercado mesmo, o Kasaura 2009, elaborado pela Fattoria Zaccagnini e trazido para o Brasil pela Ravin. Passa por fermentação durante 10 dias e subsequente estágio em tanques de inox durante 6 meses, além de mais um mês em garrafa antes de ser liberado para o mercado.

Degustação:
Visual: Vermelho-rubi intenso, com lágrimas já sem cor.

Olfativo: Média intensidade, com fruta vermelha: framboesa e cereja. Fora isso, uma leve especiaria.

Gustativo: Corpo leve, com acidez já moderada, sensação de dulçor que confere certa maciez. Álcool e taninos quase imperceptíveis. Persistência curta, em 6 segundos. Sem amargor. Retro-olfato lembra cereja.

Opinião: Um vinho franco e até honesto em qualidade, mas sem maiores atrativos. Aromas ok. Acho que poderia ter uma acidez maior. Por quarenta reais não achei uma boa compra.

Kasaura Montepulciano d'Abruzzo DOC 2009 
Região: Montepulciano d' Abruzzo DOC - Itália
Produtor:  Fattoria Zaccagnini 
Importador: Ravin
Teor alcoólico: 12,5%
Casta(s): Montepulciano
Preço: R$ 40,00 - R$ 50,00

3 comentários:

  1. Se o vinho tem notas de frutas vermelhas, café, abacaxi, sei lá o que, significa que é batizado? Aromatizado? Tem mistura? Desculpe-me pela minha ignorância, mas não entendo. Vinho não é só vinho?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa, não precisa pedir desculpas não, que esta dúvida é mais do que comum!

      Basicamente o vinho possui uma série de compostos químicos (naturais da uva ou gerados pelo processo de vinificação) responsáveis pelos aromas.

      E acontece que estes compostos químicos muitas vezes são os responsáveis pelos aromas característicos em certas outras frutas, por exemplo, ou possuem aromas semelhantes.

      Logo, pode ficar despreocupado, se o teu vinho tem aromas de café, abacaxi, etc, ele continua sendo só vinho, sem ser batizado!

      Excluir
  2. Boa noite Senpai,
    Qual tipo de uva o sr. me indicaria para começar uma boa avaliação de vinhos?
    Obrigado e desculpa por ter usado esse espaço para minha dúvida.

    ResponderExcluir