quarta-feira, 18 de abril de 2012

Universo Austral Chardonnay 2009


Este é um exemplar bem bacana de Chardonnay barricado. Para quem gosta daquele estilo com mais corpo e untuosidade, aromas tostados e de baunilha, mas não está disposto a gastar uma fortuna, ele ótima pedida para ter sempre em casa. 

Elaborado na região de Neuquén (Patagônia), uma das mais favoráveis da Argentina para se fazer bons vinhos brancos.

Degustação
Amarelo-palha intenso, naquela transição para ouro (como dá pra ver na foto) e brilhante.

Aroma intenso, com abacaxi e pêssego em calda, algo de manga. Baunilha muito perceptível também e fundo de mel. Confirmando o visual, mostra uma transição entre fruta e frescor e a evolução, levando a fruta mais para calda do que fresco e o mel. Não achei ficha técnica do vinho na internet, mas a baunilha sugere estágio em barricas.

Pela cor e aromas achei que estivesse meio evoluído, mas a acidez ainda está bem boa (não cortante, mas ainda bem correta), álcool no lugar. Corpo médio, com persistência também média, em 8 segundos, evocando aromas de fruta e leve tostado. Ligeiro amargor no final, que não chega a incomodar.

Chardonnay barricado padrão, mas bem feito. Fruta mais tostado. Honesto (sei que tem gente que odeia o adjetivo em vinhos), preço competitivo. Gostoso na boca, aromas agradáveis para quem curte o estilo. Boa compra para dia-a-dia.

Mais vinhos deste produtor:
Universo Austral Malbec 2008
Universo Austral Pinot Noir Reserva 2008

Universo Austral Chardonnay 2009
Região: Neuquén (Patagônia) - Argentina
Produtor: Bodegas Universo Austral
Importador:Casa dos Vinhos - BA 
Teor alcoólico: 13,5%
Casta(s): Chardonnay
Preço: R$ 34,90

2 comentários:

  1. Caro Alexandre,
    Experimentei neste final de semana um corte interessante da Universo Austral, que eles chamam de corte patagônico: merlot e pinot noir. Gostei muito, mas em nenhum momento percebi as características da pinot. Parecia um malbec. Achei surpreendente.
    Gosto dos chardonnays mais cremosos e amanteigados, tipo os americanos. Vou experimentar esse.
    Grande abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa,

      O corte patagônico é bem legal mesmo, já provei! Achei que a Pinot talvez tenha dado acidez e frescor, juntando com a maciez da Merlot. Em termos de paleta aromática não lembro direito do vinho (se destacou muito na boca, pra mim). Minto, era bem frutadão e intenso, só lembro isso.

      Se você gosta deste perfil de Chardonnay, não deixe de experimentar o da Universo Austral, que tem bem o que você gosta a um preço camarada!

      Excluir