quinta-feira, 26 de abril de 2012

Cave Pericó Rosé Brut 2010



Um bom espumante de Santa Catarina que tive a oportunidade de degustar outro dia, no início do feriado de Semana Santa e achei que vale falar sobre. É elaborado na Serra Catarinense, a uma altitude de 1.300 metros com um corte interessante: 60% Cabernet Sauvignon e 40% Merlot. 

O Cave Pericó Brut Rosé é elaborado através do método Charmat, com a segunda fermentação em autoclaves, à temperatura controlada de 12 graus. Fica 2 meses em contato com as leveduras para apurar textura e aromas. 

Degustação:
Tem uma cor rosa bonita, com leve alaranjado claro. Ao servir, forma uma coroa fina e surpreendentemente persistente. Perlage bastante abundante.

No nariz a fruta vermelha é bem evidente e fresca, lembrando morango. Traz também uma leve nota vegetal, que deve incomodar muita gente, mas me agradou.

Ao provar, mostrou perlage abundante e cremoso. A acidez é muito viva e o álcool bem equilibrado. Grande presença aromática na boca, com fruta vermelha, pimenta e pimentão verde. Persistência em 7 segundos, sem amargor. No final, uma pontinha do aroma lembra café.

Adorei este espumante! Ele incrivelmente preserva muitas das características aromáticas varietais do Cabernet Sauvignon, mas com muita leveza, frescor e equilíbrio. É certamente um espumante diferente do que você está acostumado a beber e vale a pena provar.

Cave Pericó Rosé Brut 2010
Região: São Joaquim (Serra Catarinense) - Brasil
Produtor: Vinícola Pericó
Importador: -
Teor alcoólico: 12,5%
Casta(s): 60% Cabernet Sauvignon - 40% Merlot
Preço: R$ 30,00 a R$ 40,00

Nenhum comentário:

Postar um comentário