O tema proposto para a degustação deste mês na Confraria Brasileira de Enoblogs foi "um vinho branco brasileiro de até R$ 80,00", escolha do Marcelo Di Morais. Na falta de alguma novidade no mercado soteropolitano - aqui parece que tudo chega com certo atraso em termos de vinho - decidi ir em algo que já conheço.
O vinho escolhido foi o Casa Valduga Gran Reserva Chardonnay 2009, um dos melhores, senão o melhor vinho branco nacional que conheço. Ele passa por todos aqueles cuidados de elaboração, como seleção dos cachos, maceração e fermentação alcoólica em baixas temperaturas. O final da fermentação já é feito nas barricas francesas e romenas, onde o vinho estagia por 6 meses.
Degustação:
Cor amarelo-palha médio, brilhante.
Intensidade aromática média, com fruta em calda (abacaxi), toque lácteo bem amanteigado e com aroma também a pão tostado. Baunilha. Leve mel ao fundo. Tudo bem harmônico e discreto, sem aromas sobressaindo uns aos outros.
Untuoso, com alguma sensação de dulçor. Acidez correta, e álcool potente. Persistência longa (8+), com retro-olfato retomando as notas lácteas e tostadas. Leve amargor acompanha o final de boca, mas sem chegar a atrapalhar ou constituir defeito.
Como já comentei no começo do post, é um dos melhores, senão o melhor branco nacional que conheço: Talvez empate com mais um Chardonnay nacional de mesma proposta (mais estruturado), e uns outros dois rótulos de propostas diferentes (frescor e juventude).
Para quem gosta de Chardonnay parrudo, untuoso, cheio de notas de fruta bem madura mescladas aos aromas de carvalho e fermentação maloláctica, é uma festa!
Pelo preço de 55 reais compete tranquilamente com opções de Chardonnay chileno e argentinos do mesmo preço, o que é uma virtude! Mais caro que isso, no entanto, já dá pra ver opções gringas mais em conta.
Região: Bento Gonçalves (Vale dos Vinhedos) - Brasil
Produtor: Casa Valduga
Importador: -
Teor alcoólico: 13,5%
Casta(s): Chardonnay
Preço: R$ 55,00
Nenhum comentário:
Postar um comentário