segunda-feira, 2 de agosto de 2010

#cbe Aurora Pequenas Partilhas Cabernet Franc 2008

Com um pequeno atraso posto o meu vinho da degustação do mês de Agosto, pela Confraria Brasileira de Enoblogs. O tema proposto pelo confrade Jurandir Bezerra do blog Eu e o Vinho foi "Cabernet Franc nacional", e a minha escolha foi este Pequenas Partilhas, elaborado pela Cooperativa Vinícola Aurora.

Infelizmente não consegui encontrar no site da vinícola uma ficha técnica do vinho, então desta vez ficamos sem detalhes sobre a elaboração do mesmo.

O vinho é vermelho rubi intenso, límpido e brilhante, ainda com fortes reflexos violáceos. As lágrimas são rápidas, finas e abundantes, com cor.

No nariz tem intensidade média, com aromas a fruta vermelha e muita baunilha, além de algo tostado. A percepção dos dois últimos aromas me faz pensar que o vinho deve ter passado por barricas de carvalho, mas não tenho como saber.

Tem corpo médio, com taninos bem macios, não tão presentes, e amargor bem menor do que a média dos vinhos nacionais que tenho bebido. Acidez boa, e álcool sobrando um pouco. Persistência média, nos 7 segundos, e retro-olfato confirma o nariz, com ênfase no tostado e na baunilha. 

É um vinho simples, mas gostoso, e pelo que pude verificar, tem um preço razoável (em torno de 30 reais). Acho que pela proposta dele, e pelo atual preço dos vinhos importados, ele concorre com os tintos de R$ 25,00 - 30,00 de Chile e Argentina, sem fazer feio. Para quem gosta do estilo, é uma boa opção nacional.

Tenho mais uma garrafa dele aqui, e vou dedicar ela a pensar em alguma harmonização. Acho que pode ir bem com carnes mais magras, uma vez que não é tão tânico.

Para fechar a postagem, gostaria de agradecer à Vinícola Aurora e ao seu representante comercial na Bahia, o Valter Donadel, por me cederem o vinho para esta degustação. Após procurar sem sucesso este rótulo em todos os lugares possíveis de Salvador, entrei em contato com o Valter para saber como poderia adquirir uma garrafa, e ele, juntamente com a Aurora, teve a gentileza de me enviar o vinho. 

A vocês, meu muito obrigado e um brinde!

Aurora Pequenas Partilhas Cabernet Franc 2008
Região: Serra Gaúcha - Brasil
Produtor:
Cooperativa Vinícola Aurora
Importador:
-
Teor alcoólico:
13%
Casta(s):
Cabernet Franc
Preço: aprox. R$ 30,00


2 comentários:

  1. Confrade,

    realmente o representante da vinícola está de parabéns. Cedeu o vinho e ainda ganhou publicidade gratuita. Óbvio.

    Mas veja o que escrevi sobre o representante da minha região no post sobre o vinho do mês.

    Saúde.

    ResponderExcluir
  2. Olá Takei,

    mesmo atrasado resolvi publicar o vinho do mes da CBE.
    Uma aventura e tanto ante uma frustação. o meu vinho "gorou"... paciencia... assim como terão paciencia aqueles que se aventurarem a ler o que acabei postando.

    Em tempo: li agora o seu post para o almaden cabernet sauvgnon... ainda não provei, mas depois da sua postagem fiquei curioso para realizar mais uma aventura enologica... também já provei o riesling e gostei muito do seu post referente e esse branco.

    saude!
    de Natal/RN

    ResponderExcluir