quarta-feira, 7 de abril de 2010

Viu Manent Cabernet Sauvignon Reserva 2004

Finalmente, o último vinho da sexta-feira santa! Foi tanta coisa que ficou difícil postar tudo de uma vez só. Pra variar um pouco do que foi o dia inteiro, mandamos um tinto à noite, que comprei numa ponta de estoque da Vinhos do Mundo (por um preço que, confesso, não me lembro, mas foi camarada).

Este tinto é elaborado - como diz o nome - pela Viu Manent, que é uma ótima vinícola do Chile, e certamente uma das minhas preferidas. As uvas são da região do Vale de Colchágua, provenientes de vinhas de cerca de 50 anos, e o vinho estagiou por 16 meses em barricas de carvalho francês e americano.

Visualmente mostrou um vermelho rubi intenso, já com alguns reflexos granada, denunciando os seis anos de idade do cara, também confirmados pela presença de algum halo evolutivo. As lágrimas são rápidas, finas e abundantes, com uma leve coloração vermelha.

No nariz é um vinho intenso, com aromas tanto a ameixas quanto frutas vermelhas em geléia, além de especiaria muito abundante e notas tostadas lembrando café moído, muito bem integradas ao conjunto, sem matar a fruta, que cresce mais ainda depois de algum tempo na taça.

Ao provar, é seco, com acidez e álcool bem equilibrados. Encorpado e potente, com taninos presentes, mas muito sedosos, conferindo ótima maciez na boca. O retro-olfato traz mais fruta madura e em geléia, além das notas de café, em uma persistência grande, que bate nos 10 segundos e continua (parei de contar nos 10).

Embora o contra-rótulo (nunca confie neles!) diga que este vinho tem perspectiva de guarda de 5 anos, esta garrafa se mostrou em plena forma. Estou longe de ter qualquer experiência em guarda de vinhos, e se, por um lado este Viu Manent já apresentava reflexos granada, halo aquoso e fruta já em geléia, por outro, a fruta ainda é abundante, com grande intensidade aromática, e o álcool e a acidez ainda estão muito presentes.

Mas não sei se apostaria em guardar mais ele. Parece que está exatamente no ponto para oferecer o que tem de melhor. Se eu tivesse outra garrafa, mataria por agora mesmo.

Minha opinião final? Um ótimo vinho, com certeza! Tô ansioso por abrir o Reserva Carménère 2007, que também peguei nesta ponta! Quando rolar, posto aqui!

Viu Manent Cabernet Sauvignon Reserva 2004
Região: Vale de Colchágua - Chile
Produtor: Viu Manent
Importador: Hannover
Teor alcoólico: 14,5%
Casta(s): Cabernet Sauvignon
Preço: R$ 65,80 (preço da Vinhos do Mundo fora da promoção)

Um comentário:

  1. Este é um que eu quero provar. Já ouvi falar super bem da Viu Manent mas ainda não tive a oportunidade...

    Abraços!
    Gustavo
    http://enoleigos.blogspot.com

    ResponderExcluir