sexta-feira, 12 de março de 2010

Cono Sur Bicicleta Riesling 2006

A bola da vez de hoje foi este Riesling chileno com o simpático rótulo da bicicletinha, produzido pela Cono Sur, uma subsidiária da gigantesca Concha y Toro.

O vinho é feito no Vale de Bio Bio, atualmente a região vinícola mais ao sul do Chile, caracterizada por suas temperaturas baixas (média de 13 a 14º) e grande amplitude térmica, o que favorece a produção de uvas de clima frio, como as castas brancas em geral, e a tinta Pinot Noir.


Esta garrafa, especificamente, foi comprada no mesmo "cemitério de vinhos" que o Salton Volpi Gewurztraminer, que inaugurou este blog. Ao levar em consideração o preço (R$ 22,70), e os 4 anos de idade da criança - tratando-se de um vinho branco de linha básica - confesso que fiquei com receio, na verdade já admitindo a idéia de ter comprado um vinho em franco declínio.

Pois minha surpresa começou na análise visual, que mostou um vinho ainda amarelo-palha, com reflexos verdes, límpido e brilhante, com lágrimas rápidas, finas e abundantes. A cor já foi um bom sinal!

No nariz se mostrou ainda franco e com boa intensidade. O aroma mais perceptível foi o mineral - clássico nos Riesling - sobre o qual ainda não sei discorrer mais. Além dele, havia frutas cítricas (lima) e uma ponta de floral.

Ao provar o vinho, confirmou-se a surpresa: Seco, com acidez ótima e álcool equilibrado.Totalmente em forma. Corpo médio, com certa maciez, persistência também média, e retro-olfato confirmando o nariz, dando mais espaço ao aroma floral. E sem aquela ponta de amargor desagradável, muito comum em vinhos brancos desta faixa de preço.

Não tenho como dar uma opinião técnica mais acurada pois minha quilometragem em Riesling é extremamente baixa, logo não sei o que seria o ideal esperado de um destes.

Mas já dou pontos a este Cono Sur por não apresentar defeitos básicos tão comuns em vinhos mais baratos, como desequilíbrio de álcool e amargor. Mais pontos por ser um vinho básico de 4 anos e estar com a acidez perfeita.

Certamente recomendo como uma alternativa para aqueles que querem fugir um pouco do clichê de Chardonnay/Sauvignon Blanc!

Cono Sur Bicicleta Riesling 2006
Região: Vale de Bio Bio - Chile
Produtor: Viña Cono Sur
Importador: Vinexport
Teor alcoólico: 12,5%
Casta(s): Riesling
Preço: R$ 22,70

Um comentário:

  1. Eu tb super recomendo ele, apesar de beber num dia meio down, ele é muito bom!

    ResponderExcluir