quinta-feira, 12 de abril de 2012

Cartuxa Branco 2008


Ok, ok, mesmo sendo tarde para falar do que eu comi e bebi na Semana Santa, vou fazê-lo! O vinho escolhido para acompanhar o bacalhau foi este Cartuxa Branco, marca icônica da alentejana Fundação Eugênio de Almeida, comprado pela metade do preço de loja, o que deixa a brincadeira ainda melhor!

O vinho é elaborado com as castas Arinto, Roupeiro e Antão Vaz (proporções não fornecidas na ficha técnica), com fermentação a temperaturas de 16 graus em cubas de inox e posterior estágio de 10 meses sobre as borras, com bâtonnage.

Degustação:
Amarelo-palha de intensidade média, brilhante. Animador para um branco de 4 anos.

Tem média intensidade aromática, mostrando frutas brancas e cítrico. O conjunto fecha com um leve amanteigado e aroma de baunilha, provavelmente devido ao tempo sur lies.

O corpo também é médio, com certa maciez e untuosidade. Boa acidez, surpreendentemente jovem para seus 4 anos. Álcool equilibrado e persistência em 8 segundos, com leves aromas tostados no retro-olfato.

Um vinho bem feito e muito equilibrado. Parece ainda ter tempo pela frente e não ter esmorecido em 4 anos, o que é uma virtude para vinhos brancos. Tem ótimo balanço entre maciez e frescor.


Ah, a harmonização...
Usei ele para casar com um bacalhau ao forno bem simples, feito com batatas, dentes de alho inteiros, brócolis e cebolas. Tudo regado com muito azeite e acompanhado por arroz branco.

Ficou perfeito! O sabor marcante do bacalhau e a untuosidade do azeite casaram perfeitamente com a textura aveludada do vinho. O fato de o vinho ter um bom frescor contribuiu também para manter o palado limpo, depois de garfadas de bacalhau cheias de azeite. Casamento ótimo!


Cartuxa Branco 2008
Região: Évora (Alentejo DOC) - Portugal
Produtor: Fundação Eugênio de Almeida
Importador: Adega Alentejana
Teor alcoólico: 13%
Casta(s): Arinto - Roupeiro - Antão Vaz
Preço: entre R$ 65,00 e R$ 80,00

2 comentários:

  1. Nós gostamos muito desse vinho.

    O Cartuxa e o Pêra Manca branco, têm um custo x benefício muito melhor que os tintos da mesma linha.

    Equilibrado é uma palavra que define muito bem este Cartuxa.

    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O cartuxa tinto eu provei, mas faz tempo. Os Pêra Manca ainda não tive a sorte de degustar.

      Mas este vinho casou perfeitamente com o Bacalhau. Tão bem quanto um Esporão Reserva Branco! Deu saudade da Semana Santa...

      Abraços!

      Excluir